Os tratamentos estéticos são considerados por muitas pessoas como a saída para diferentes problemas de autoestima que, infelizmente, começam até mesmo na infância. Por isso, buscar clínica médica popular na região é indispensável para que se possa ter mais confiança e se sentir mais bonita.

Entretanto, será que é possível fazer tratamentos estéticos em qualquer idade? Há algum risco quando se começa a fazer esses tipos de tratamentos muito cedo?

Sem dúvida, essa é uma preocupação para quem deseja fazer um tratamento estético e para quem é responsável por esses interessados, é possível entender tudo mais claramente lendo este artigo.

 

Os tratamentos estéticos exigem diferentes idades mínimas

Levando em conta que existem diversos tratamentos estéticos, é claro que nem todos eles têm as mesmas características e, portanto, podem exigir idades mínimas diferentes.

No caso de uma simples limpeza de pele, por exemplo, costuma ser possível fazê-la a partir dos 13 anos, quando se entra na adolescência e há mais obstrução de poros e ocorrência de espinhas.

Por outro lado, quando se fala de um tratamento estético mais intenso, como o preenchimento facial, é pouco comum que ele seja feito antes dos 25 anos. Afinal, as pessoas não costumam ter linhas de expressão antes dessa idade.

O peeling químico também é um tratamento que, devido aos compostos usados, não costuma ser realizado em pessoas com menos de 18 anos, exceto em casos muito sérios, como presença de cicatrizes sérias de acne.

 

Para menores, os tratamentos são feitos com autorização do responsável

Não é preciso, necessariamente, que as pessoas sejam maiores de idade para que os tratamentos estéticos sejam feitos. No entanto, as clínicas têm sempre de solicitar uma autorização por escrito dos seus responsáveis.

Dessa maneira, sempre que alguém mais jovem procura uma clínica para fazer desde uma limpeza de pele até uma pigmentação de lábios, é preciso uma autorização assinada.

 

É fundamental a avaliação da saúde antes dos tratamentos estéticos

Na teoria, não existe uma idade mínima para que as pessoas façam tratamentos estéticos, no geral, a menos aqueles que usem ácido hialurônico ou pigmentações definitivas.

O ideal é que o profissional dermatologista avalie aquele paciente e que, considerando a sua idade e os seus desejos, indique qual seria o tratamento mais viável.

Assim, é claro que o paciente não pode apenas chegar na clínica de estética e determinar qual tratamento quer fazer, como se fosse um catálogo. Isso pode não apenas prejudicar a saúde como trazer resultados desagradáveis.

 

Uma clínica séria é o primeiro passo para qualquer tratamento estético

Além de saber que certos tratamentos não são recomendados antes de determinada idade, é importante ter consciência de que a escolha da clínica de estética será fundamental para a segurança e para os resultados.

Portanto, nunca se deve ter pressa ao avaliar a reputação de uma clínica, além de verificar se ela tem processos judiciais.

Pesquisando tratamentos estéticos? Faça um agendamento com dermatologista e outras especialidades em uma de nossas franquias e tire todas as suas dúvidas com a gente!

Atend Já