Inverno chegando e com ele o aumento do número de casos de gripes e resfriados. São duas síndromes diferentes, apesar de terem sintomas semelhantes e serem habitualmente confundidas. Entenda cada uma delas:
Resfriado comum
É causado por virus que não o influenza virus, dentre eles os mais comuns são o rinovirus, virus sincicial respiratório, coronavírus, parainfluenza e outros.
No resfriado comum, geralmente os sintomas são mais discretos, com sintomas iniciais de dor de cabeça, espirros, calafrios e dor de garganta apresentando sintomas tardios de coriza, obstrução nasal, tosse e mal-estar.
Geralmente a severidade dos sintomas aumenta rapidamente em 2-3 dias após a infecção, com uma duração média de 7-10 dias. Alguns sintomas, no entanto, podem persistir por mais de 3 semanas.
Gripe
É causado exclusivamente pelo vírus influenza, sendo responsável por 15% dos casos de infecções de vias aéreas superiores.
Na gripe, tipicamente o início dos sintomas é súbito, caracterizado por febre alta, dor de cabeça intensa, tosse, dor de garganta, mialgia, congestão nasal, cansaço, fraqueza e falta de apetite, apresentando, de uma forma geral, sintomas mais intensos do que no resfriado comum. A associação da tosse e da febre favorece a hipótese de se tratar de uma gripe.
Prevenção
Utilizar lenços ou o braço para proteger a boca, quando se espirra ou tosse diminui a chance de confaminação de outras pessoas,
Lavar bem as mãos frequentemente,
Manter um bom estado de saúde, mantendo uma boa alimentação e atividade física,
Utilizar álcool gel para lavagem das mãos,
Vacinação contra a gripe das pessoas que fazem parte do grupo de risco. (Clique aqui para acessar ao blog do ministério da saúde e saber se você faz parte do grupo de risco)
Referências bibliográficas:
Guideline Ivas, Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial
http://www.blog.saude.gov.br/entenda-o-sus/50930-vacinacao-contra-a-gripe-entenda-se-voce-faz-parte-do-grupo-prioritariohtml.html
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35478-gripe-x-resfriado-saiba-qual-a-diferenca-entre-as-duas-doencas-e-como-prevenir