A partir dos avanços que a tecnologia proporciona para o setor da medicina, é possível que os cuidados com a saúde sejam ainda mais eficientes, e isso por ser observado a partir dos exames diagnósticos.
Por conta dos exames de imagem, é possível tratar ou prevenir o quanto antes o aparecimento de diversas doenças ou alterações no nosso organismo.
Com isso, através dessas avaliações, os médicos conseguem identificar de forma precoce os possíveis problemas, para manter a nossa saúde em dia.
Para que você possa entender melhor sobre o assunto, hoje trouxemos alguns dos principais exames de imagem e porque eles devem ser feitos. Entenda a seguir!
Exames de imagem: o que são?
Os exames de imagem funcionam da mesma forma que uma fotografia, mas da parte interna do nosso corpo. Eles são muito importantes para ajudar os médicos e profissionais da saúde a acompanhar possíveis alterações e investigar doenças.
Esses procedimentos são totalmente seguros, não invasivos e indolores, desde que todas as orientações sejam respeitadas, como com as grávidas, onde os exames com radiação não devem ser feitos, por exemplo.
Principais exames de imagem e porque realizá-los
Existem muitos exames de imagem que podem ser solicitados pelos médicos e profissionais da saúde no caso de algumas alterações ou para acompanhar o andamento de tratamentos, por exemplo.
Esses exames podem ser realizados com contrastes ou não, que são substâncias que possuem o objetivo de melhorar a nitidez e a definição da área que está sendo observada. Confira alguns deles a seguir!
Raio X com contraste
O raio X com contraste é um exame de imagem feito através de feixes de radiação. As imagens captadas são formadas pelos feixes que são absorvidos ou não.
Isso pode variar conforme a densidade das estruturas ou dos órgãos que estão sendo avaliados.
Ultrassom
O ultrassom é um tipo de exame de imagem que, diferente do anterior, não utiliza nenhum tipo de radiação. Ele é feito através de ondas de alta frequência que são emitidas.
Assim que essas ondas atingem determinadas partes do corpo, elas refletem, e com isso, as imagens são obtidas.
Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada também é um exame de imagem feito através de raio X que é emitido.
Mas, esse exame é feito em casos onde a abrangência deve ser maior, ou seja, a estrutura analisada pode ser visualizada em diferentes dimensões e planos.
Ecocardiograma com doppler
O ecocardiograma com doppler é feito da mesma forma que o ultrassom, mas ele é voltado para a avaliação de doenças do coração.
Ressonância magnética
A ressonância magnética é um exame de imagem que funciona de forma diferente da tomografia e do raio x, ou seja, não utiliza radiação.
Esse exame é feito a partir da detecção dos movimentos das moléculas de água que estão presentes nos nossos tecidos.
A partir da quantidade de água, as densidades são mostradas na imagem da ressonância magnética.
Cintilografia
A cintilografia é um exame de imagem que forma resultados através do radioisótopo, que é um composto químico radioativo, que pode ser inalado, ingerido ou injetado.
Esse exame é muito utilizado para detectar metástases, mas as imagens podem acabar não sendo tão detalhadas quanto as de outros exames de imagem, como tomografia, radiografia ou ressonância.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o site e marque uma consulta em uma de nossas franquias!