Sem dúvida, o verão é uma das estações mais aguardadas pelas pessoas — especialmente aquelas que adoram aproveitar o sol para curtir uma boa piscina, trilhas, cachoeiras, praias e muito mais. No entanto, por se tratar de uma estação mais quente, os cuidados com a pele devem ser redobrados.
Isso porque existem algumas doenças que tendem a ocorrer com mais incidência nessa época do ano. Por esse motivo, no post de hoje nós iremos te mostrar 3 doenças de pele que acontecem no verão, e mostraremos os cuidados principais para a prevenção. Continue lendo o nosso post!
1. Foliculite
Antes de tudo, uma das principais doenças que tendem a ocorrer no verão, é a famosa foliculite. Trata-se de uma infecção bacteriana da raiz do cabelo que pode causar inflamação e coceira na pele.
Sabe-se que ela é mais comum nas áreas do corpo onde há muitos folículos pilosos, como axilas, pernas e virilha. Além disso, a foliculite pode ser causada por uma série de fatores, incluindo a remoção inadequada dos pelos, o uso de produtos químicos para a pele, o estresse e o suor.
Os sintomas incluem vermelhidão, inchaço, dor e, em casos graves, bolhas e crostas na pele. O tratamento inclui o uso de antibióticos tópicos ou orais, assim como cuidados adequados com a pele e a higiene.
2. Herpes Labial
A Herpes labial é uma infecção viral que afeta a boca e os lábios. Sabe-se que é causada pelo vírus herpes simples e é altamente contagioso.
Os sintomas incluem bolhas doloridas na boca ou nos lábios, coceira e queimação. Além disso, essa doença tende a se agravar ainda mais pela exposição excessiva ao sol, pelo estresse e pelo suor, e pode reaparecer ao longo do tempo.
O tratamento inclui medicamentos antivirais orais ou tópicos, e existem medidas para aliviar os sintomas, como gelo ou pomadas anestésicas. Embora não haja cura para o herpes labial, o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas e prevenir recidivas futuras.
3. Alergia ao sol
Em geral, a alergia ao sol é uma reação alérgica à exposição solar que pode causar sintomas como coceira, vermelhidão, bolhas e descamação na pele.
Sabe-se que essa reação alérgica pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo medicamentos, histórico familiar de alergias, pele muito sensível ao sol e até mesmo alergias a outros tipos de luz.
O tratamento inclui evitar a exposição ao sol, usar protetor solar e, em casos graves, medicamentos como anti-histamínicos e corticosteroides. Além disso, é muito importante procurar atendimento médico para determinar a causa da alergia ao sol, e assim, receber o tratamento adequado.
Gostou das dicas? Conforme vimos, existem inúmeras doenças de pele que aumentam gradativamente no verão, e por isso, os cuidados devem ser redobrados. Portanto, atente-se às dicas citadas acima e busque o máximo de proteção possível nessa linda estação do ano.
Deseja saber mais sobre os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos te ajudar. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas. Estaremos prontos para te ajudar!