O que você precisa saber sobre o Coronavírus (COVID-19)

 

As pessoas estão muito preocupadas com chegada do Coronavírus ao Brasil. Muitas informações corretas e falsas se espalham pelas redes sociais e Whatsapp com uma velocidade grande e acabam assustando a população em proporções possivelmente maiores do que a real. Sim, é uma pandemia, muitos serão infectados mas nem se darão conta disso, e todos nós temos que fazer nossa parte para “achatar a curva” de crescimento de casos do COVID-19.

O principal problema do coronavírus não é, de fato, a sua taxa de mortalidade, mas sim a sua alta taxa de transmissão, o que vai superlotar o sistema de saúde, o que pode prejudicar e até matar uma pessoa que tenha outro problema de saúde e que não foi atendida.

Tendo isso em vista, nós da Atend Já gostaríamos de passar algumas dicas, instruções e direcionamentos para que você saiba lidar com qualquer manifestação ou sinal desta pandemia.

 

O que é?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). (descrição fornecida no site do Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus – Acessado em 13/03/2020)

A ameaça do coronavírus é cada vez mais real. A doença que teve seus primeiro casos registrados na China, hoje já está presente em mais de 100 países segundo monitoramento do dia 09/03 da OMS (Organização Mundial da Saúde).

 

Para Prevenir

 

  • Crie o hábito de lavar constantemente as mãos e o nariz. Procure sempre estar higienizando-as quando tiver oportunidade, seja lavando com água e sabão ou esfregando com álcool.
  • Evite tocar olhos, boca e nariz. Uma das principais formas de transmissão do vírus é pelo contato das mãos quando infectadas com estas partes do rosto.
  • Cubra a boca e o nariz com lenço descartável quando tossir ou espirrar, quando não disponível, usar a manga da roupa ou o cotovelo flexionado.
  • Evite cuspir em público.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, principalmente coisas mais corriqueiras, como tomar um gole de água do copo de um amigo, usar um talher emprestado ou uso de bebedouros públicos sem copo.
  • Evite contato próximo e desprotegido com qualquer pessoa apresentando sinais ou sintomas de gripe ou resfriado.
  • Evite comparecer em lugares com grande aglomerações de pessoas, uma pessoa com o vírus basta para vários serem infectados. Muitos eventos pelo mundo estão sendo cancelados por conta do vírus e isso demonstra a importância de não se expor em lugares muito cheios.
  • Por último, mantenha os ambientes sempre bem ventilados, a circulação do ar é importante para evitar o contágio.

 

Atencão: Pessoas assintomáticas não necessitam usar máscaras para circulação em ambiente de trabalho ou espaços públicos. O uso indiscriminado de máscaras cirúrgicas afeta o abastecimento deste material que, faltando nos serviços de saúde, poderá aumentar a transmissão do vírus.

 

Sintomas

 

Os principais sintomas do vírus são a febre (normalmente acima de 38°), tosse seca e dificuldade para respirar. Falamos principais pois existem vários portadores que apresentam mais sintomas, como dor de garganta, coriza e dores no corpo. É muito similar a gripe e praticamente impossível distinguir só por sintomas, por isso a importância de fazer os exames.

Os sintomas tem intensidades diferentes em cada pessoa, tendo sido diagnosticado um caso assintomático em São Paulo.

Vale ressaltar também que é uma doença mais perigosa para pessoas com mais idade e/ou problemas respiratórios.

Um dos principais fatores de proteção contra o COVID-19 é a manutenção da boa saúde. Por isso, recomendamos que os pacientes não deixem de realizar as consultas e exames programados ou que sejam necessários para o adequado acompanhamento da saúde. Eles são fundamentais para que você esteja bem em qualquer situação.

Informações de preços e horários estão disponíveis em nossos canais de atendimento. Veja aqui nossas unidades: https://www.atendja.com.br/unidades/

 

Mantenha-se informado

A informação sobre os desdobramentos da pandemia é extremamente importante, procure sempre pesquisar sobre para saber como está a situação. Uma notícia pode acabar te alertando e evitando que vá a uma área de risco.