A tireóide é uma das partes mais importantes do nosso corpo, você sabia? Isso porque, essa estrutura é responsável por regular nossos hormônios, que estão relacionados a quase todas as funções do nosso corpo.

Através da tireóide, o nosso humor, o intestino, o peso, o coração e outras funções podem ser reguladas ou não.

Seu funcionamento é tão amplo que, quando alguns problemas surgem na tireóide, o diagnóstico é difícil de ser feito, porque os sintomas podem atingir diferentes partes do corpo.

Para que você possa entender melhor sobre o assunto, hoje trouxemos alguns detalhes importantes. Acompanhe a seguir!

Tireóide: o que é?

A tireoide é uma das maiores glândulas presentes em nosso corpo, e fica no pescoço. Seu formato é bem parecido com o de uma borboleta, e ela age na produção de diversos hormônios, como o T4 e T3, que ajudam a regular os sistemas do nosso corpo.

Dessa forma, podemos dizer que a tireoide é a responsável pelas funções de órgãos que são essenciais para a nossa saúde, como o fígado, cérebro, coração, rins e outros.

Com isso, o funcionamento da tireóide impacta diretamente muitas questões no nosso organismo, como a concentração, o foco, peso, humor, fertilidade, ciclos menstruais, a memória, o desenvolvimento e outros.

Quando a nossa tireóide não funciona corretamente, isso significa que ela não está liberando a quantidade de hormônios ideais, ou então que essa produção está em excesso.

 

Funções da tireóide

Depois de entendermos melhor sobre o que é a glândula tireóide, vamos falar um pouco mais sobre as funções que ela possui. De forma simples, a tireoide é responsável por trazer equilíbrio para o nosso corpo.

Isso é feito através da produção dos hormônios T3 e T4, que regulam as funções do cérebro, do coração, dos rins e do fígado, por exemplo.

Com isso, além de afetar algumas das questões que citamos anteriormente, a alteração da tireóide pode acarretar em aumento repentino de peso, falta de memória, de concentração, falta de crescimento em crianças e falta de controle emocional.

 

Principais sintomas que os problemas na tireóide podem causar

Como dissemos, quando a tireóide não funciona da forma que deveria, alguns sintomas podem acabar aparecendo por conta da falta de hormônios que são liberados ou pelo excesso deles.

Entenda mais sobre os sintomas que essas condições podem trazer para o nosso corpo a seguir!

 

Hipotireoidismo

A tireóide pode acabar produzindo menos hormônios do que o nosso corpo precisa por conta de alguns fatores, com isso, o nosso corpo pode funcionar de forma mais lenta.

Alguns dos sintomas comuns de aparecerem são cansaço, sonolência em excesso, batimentos cardíacos mais lentos, depressão, aumento de peso, problemas de intestino e outros.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo acontece quando os hormônios da tireóide são produzidos em excesso no nosso corpo, e com isso, algumas funções passam a atuar de forma mais rápida que o normal.

Alguns dos sintomas que aparecem são batimentos cardíacos acelerados, agitação, piora do sono, suor em excesso e intestino desregulado. Esse problema pode estar relacionado a algumas doenças autoimunes, ao aparecimento de cistos ou nódulos na glândula.

Para saber mais sobre o assunto, o ideal é agendar uma consulta com um especialista. Acesse o site e faça seu agendamento!

Atend Já