mamografia é um dos exames mais utilizados para rastrear e identificar o câncer de mama. Sem esse exame, as pacientes ficam esperando o aparecimento de um nódulo nos seios para começar a investigar.

Através da mamografia é possível analisar se existe algum tipo de tumor, mesmo que em estágio inicial, e com isso, iniciar o tratamento de maneira imediata, para que as chances de cura sejam ainda maiores.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre quando devem começar a fazer a mamografia, e pensando em te ajudar, trouxemos algumas informações sobre o assunto. Acompanhe a seguir!

Mamografia: o que é?

mamografia funciona como um raio-X dos seios. É um procedimento bem simples de ser feito, e a dor é passageira. Para fazer o exame, a paciente coloca seus seios em placas no mamógrafo. O aparelho comprime as mamas para ter acesso às imagens.

A recomendação dos médicos é que, para fazer o exame, as pacientes não devem colocar nenhum tipo de cosmético nas axilas ou nas mamas, além de vestir apenas uma camiseta.

O ideal é marcar o exame entre o quinto ao décimo dia depois do primeiro dia da menstruação.

Quando devo começar a fazer?

As recomendações médicas é que a mamografia deve começar a fazer parte dos exames de rotina a partir dos 40 anos de idade. Esse exame é feito todos os anos, até os 75 anos.
 
mamografia

Segundo estudos, quando as mulheres passam a fazer mamografia nessa idade, é possível reduzir em até 30% o número de mortes causadas pelo câncer de mama.

Não existe uma idade mínima para fazer a mamografia, mas os especialistas afirmam que quando existe histórico de câncer de mama na família, o exame pode ser solicitado antes mesmo dos 40 anos.

Quais as contraindicações para o exame?

mamografia não é feita em lactantes e gestantes. Com isso, quem está amamentando ou grávida, pode observar a saúde dos seis a partir de outros exames.

Existem exceções para esses casos apenas quando a mamografia é necessária, quando existe suspeita de câncer de mama na gravidez, por exemplo.

As mulheres que colocaram prótese de silicone, precisam esperar 6 meses para fazer a mamografia.

Esse exame é dolorido?

A sensibilidade é algo bem individual, mas podemos afirmar que a mamografia dói, mas não machuca os seios. Essa dor acontece pela compressão do mamógrafo nas mamas.

Mas, para diminuir esse desconforto, é possível colocar algumas ações em prática, como manter uma alimentação rica em alimentos como sardinha, azeite, salmão, castanha-do-Pará e outros antes do exame.

Fazer a mamografia depois do período menstrual também diminui as dores, afinal, a retenção de líquido é menor. Também é possível fazer uma ultrassonografia antes de fazer o exame, verificando o tamanho dos cistos, e se estiverem grandes, diminuir antes da mamografia.

Você ainda pode conversar com o seu médico sobre tomar algum medicamento analgésico ou anti-inflamatório antes da mamografia, para diminuir as dores.

É válido lembrar que, para que você possa ter resultados excelentes e seguros, é necessário procurar por uma clínica de qualidade e especializada no assunto para realizar a mamografia.

Para saber mais, acesse o site e marque uma consulta conosco!

Atend Já