O mês de Janeiro se dá pelo nome de “Janeiro Branco” em questão da importância de promover eventos relacionados à saúde mental. Durante o mês, ações e eventos são realizados em todo o mundo, tais como palestras, oficinas e até mesmo ações online.

O objetivo principal dessas atividades é promover a conscientização da importância da saúde mental e emocional, e além de tudo, proporcionar oportunidades para que as pessoas possam se informar, cuidar de si mesmas e de sua saúde mental.

Logo, se tratando desse contexto, é de suma importância entender mecanismos que tendem a minar nossa capacidade de bem estar mental, e assim, desencadear transtornos psicológicos complexos. Portanto, continue lendo o nosso post e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

Quais fatores tendem a afetar nossa saúde mental?

1. Relacionamentos

Podemos listar o fator número 1 que tende a desestabilizar o nosso psicológico, e trazer malefícios a nossa saúde mental: estamos nos referindo aos relacionamentos. No entanto, o termo não está diretamente relacionado aos contextos relacionais amorosos, mas sim em seu sentido amplo: contato com amizades, familiares, e muito mais.

Quando nos relacionamos com pessoas ou vivemos sob um grupo que nos oferece, de alguma forma, um tipo de toxicidade — seja por questões comportamentais ou verbais, por exemplo — com o passar do tempo, esses comportamentos tendem a interferir no nosso desenvolvimento mental, gerando transtornos e condições que nos levam a precisar de um terapeuta ou psiquiatra.

2. Falta de atividade física

Não menos importante do que os relacionamentos como fator um prejudicial a nossa saúde mental, é a questão da falta de atividade física. Atualmente, podemos encontrar inúmeros artigos científicos comprovando o quanto a prática de exercícios físicos regulares tendem a promover mais saúde ao corpo físico, fisiológico e mental.

Sem a prática dele, tendemos a ficar ansiosos e cada vez mais estressados. E como bem sabemos, o estresse tem relação direta com o hormônio cortisol, que é liberado em nosso sangue quando passamos por momentos conturbados e que exigem muito de nossa psique. Logo, se não há atividade física para eliminar esse hormônio de nosso sistema, é bem provável que o estresse e a ansiedade façam parte do nosso dia a dia.

3. Falta de convívio social

Muita gente tende a confundir falta de convívio social com introspecção. Sem dúvidas, pessoas introvertidas tendem a socializar com outras pessoas com uma frequência menor que uma pessoa extrovertida. No entanto, a introspecção não impede a pessoa de se isolar completamente do mundo.

Nos casos onde o indivíduo não queira convívio social, geralmente se dá por um momento específico da vida — seja o falecimento de um ente querido, o término de um namoro, ou alguma notícia ou contexto desagradável que gerou essa atitude. Quando não estamos bem, a tendência é de nos isolarmos por completo. No entanto, devemos entender que esse isolamento faz mal e deve ser evitado.

O ser humano, por mais complexo que possa ser, possui características sociais e deve usá-las para promover bem estar mental. Quando nos privamos disso, tendemos a desencadear inúmeras possibilidades de transtornos mentais.

Como estimular uma boa saúde mental?

Entendendo as principais causas que afetam a nossa saúde mental, não fica difícil encontrar maneiras para inverter esse quadro e tornar a nossa mente muito mais saudável e equilibrada. Por isso, vamos conhecer algumas dicas importantes. Confira!

1. Faça exercício físico de maneira regular: conforme vimos acima, o exercício físico pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorando ainda mais o seu bem-estar emocional.

Além de reduzir eficientemente os níveis de cortisol do sangue, também estimula a produção de hormônios como dopamina e serotonina — popularmente conhecidos como os hormônios da felicidade.

2. Não se esqueça de dormir bem: investir em uma boa noite de sono descansa o nosso cérebro e o prepara para enfrentar a rotina do próximo dia. Sem contar que é durante o sono onde descansamos também o nosso corpo, acumulando a energia necessária para entregar as atividades do cotidiano.

3. Busque ajuda: se você estiver se sentindo sobrecarregado ou estiver tendo problemas para lidar com a sua saúde mental, procure ajuda de um profissional de saúde mental ou de um grupo de apoio.

Se não tiver condições financeiras para isso, escolha um amigo ou familiar que possa desabafar e, sobretudo, entender o que você está passando para te ajudar a encontrar maneiras mais eficientes para reverter o seu quadro.

4. Priorize aquilo que você gosta de fazer: mesmo com todos os encargos e afazeres diários, busque investir em um tempo só para você e para as coisas que gosta.

Essas atividades podem incluir um bom descanso, um simples jogo de vídeo game, um passeio a um determinado lugar, uma saída com os amigos ou até mesmo um tempo sozinho para apreciar a sua própria companhia.

O mais importante é não deixar que a rotina de trabalho e de serviços domésticos tomem conta de sua rotina, reduzindo o tempo que você poderia ter para investir em si mesmo.

5. Gerencie o seu estresse: busque aprender técnicas para gerenciar ainda melhor o seu estresse. Você pode fazer isso investindo em práticas meditativas, como mindfulness — atenção plena — ou até mesmo em pequenas técnicas de respiração. O ato em si de concentrar na inspiração e expiração traz a nossa mente para o presente, impedindo-nos de viver no passado ou no futuro.

E como bem sabemos, excesso de passado nos traz angústias e quadros depressivos, enquanto viver de futuro nos fornece mais inseguranças e ansiedade. Portanto, gerencie o seu estresse e encontre maneiras para permanecer no presente.

Conclusão

Gostou deste artigo? Conforme vimos, existem inúmeros fatores que podem agravar a nossa saúde mental, aumentando a possibilidade de adquirirmos diversos tipos de transtornos. Portanto, o mais essencial é que você esteja consciente desses fatores e tenha o conhecimento das principais maneiras de prevenir e amenizar questões que prejudicam a sua saúde mental.

Portanto, agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o tema, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e agenda uma consulta na Atend Já mais próxima de você.

Atend Já