É importante compreender as doenças oculares mais comuns nas crianças e os perigos potenciais associados a elas. Embora muitas dessas doenças sejam tratáveis, a detecção precoce e o tratamento são essenciais para garantir a saúde dos olhos de seus filhos a longo prazo.
Do olho preguiçoso ao estrabismo, há uma variedade de problemas nos olhos que podem ser encontrados em crianças. Deve-se ficar atento aos sinais e sintomas de cada doença, bem como sobre as opções de tratamento disponíveis.
Com o conhecimento e cuidado adequados, os pais podem ajudar a proteger seus filhos dos efeitos potencialmente devastadores das doenças oftalmológicas.
Conheça abaixo as 8 doenças oculares mais comuns em crianças:
1. Olho Preguiçoso (Ambliopia)
O olho preguiçoso, também conhecido como ambliopia, ocorre quando um olho é mais fraco que o outro e se desenvolve a um ritmo mais lento. Como resultado, os músculos mais fracos dos olhos podem se esticar, resultando em uma visão embaçada ou distorcida naquele mesmo olho.
O olho preguiçoso é mais comum em crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. Esse problema pode ser tratado com oclusor, colírio ou óculos corretivos para visão. É importante tratar o olho preguiçoso o mais rápido possível para evitar a perda permanente da visão.
2. Estrabismo
O estrabismo, comumente chamado de “olho cruzado”, ocorre quando um ou ambos os olhos estão desalinhados. Esta é uma condição na qual um olho não olha diretamente para frente. Em vez disso, um ou ambos os olhos podem virar-se para dentro, para fora, para cima ou para baixo.
Às vezes, um olho pode ser mais alto ou mais baixo que o outro. O desalinhamento dos olhos pode se encontrar presente no nascimento ou se desenvolver mais tarde na vida. Esta condição pode afetar apenas um olho ou ambos os olhos. Se estiver presente no nascimento, é chamado de estrabismo congênito.
3. Erros de refração
Erros refrativos são problemas de visão causados por uma irregularidade na forma do olho que altera como a luz passa através dele, resultando em visão embaçada. Os erros refrativos mais comuns em crianças são a miopia, clarividência e astigmatismo.
A miopia é um problema de visão comum em crianças, causado pelo fato de o globo ocular ser mais longo do que a retina. A miopia (hipermetropia) é quando a retina é mais curta que o globo ocular. O astigmatismo é quando o olho não focaliza a luz uniformemente na retina.
4. Cataratas
Uma catarata é uma turvação da lente dentro do olho que obstrui a luz de entrar nos olhos de seu filho. O olho de uma criança não está totalmente formado até os 18 meses. A lente dentro do olho começa a se formar em torno de 4 semanas após a concepção.
Assim sendo, a lente é responsável por focalizar a luz para criar imagens dentro do olho. À medida que uma criança cresce e se desenvolve, a lente dentro dos olhos também muda e se torna mais como uma lente adulta.
Este processo é chamado de amadurecimento. Infelizmente, a lente dentro dos olhos de sua criança pode ficar turva com um tipo de tecido cicatricial chamado catarata.
5. Glaucoma
O glaucoma é uma doença que danifica a retina e o nervo óptico, o que pode causar perda de visão e cegueira. Esta doença é caracterizada por um aumento da pressão dentro do olho, o que pode danificar a retina e o nervo óptico, causando, em última instância, perda de visão e cegueira.
Esta pressão é causada pelo fluido produzido dentro do globo ocular do seu filho. O fluido dentro do olho de sua criança está lá para nutrir e proteger o órgão, mas às vezes ele pode se acumular e causar pressão dentro dele.
6. Descolamento da retina
Um descolamento da retina ocorre quando a retina se separa da parede posterior do olho. Isso pode causar uma diminuição súbita ou perda da visão. O descolamento da retina pode ser um sintoma de uma doença ocular mais grave, como o glaucoma. Esta condição é frequentemente tratável, se for diagnosticada cedo.
7. Retinopatia de prematuridade
Retinopatia de prematuridade é uma condição médica que alguns bebês prematuros desenvolvem em suas retinas antes ou logo após o nascimento. A ROP é causada por vasos sanguíneos imaturos da retina. Estes vasos formam um padrão que não é normal em uma criança.
A ROP acontece em quase todos os bebês prematuros, mas apenas 10 a 20 por cento deles a desenvolvem. Felizmente, a condição é tratável, no entanto, muitos pais não sabem disso.
8. Lesões oculares
Pequenas lesões oculares podem acontecer a qualquer pessoa, mas as crianças devem ser especialmente cuidadosas ao redor dos perigos. Felizmente, a maioria das lesões oculares pode ser tratada com gotas ou pomadas, tais como antibióticos e anti-inflamatórios para os olhos.
As lesões oculares incluem abrasões na córnea, queimaduras químicas, corpos estranhos nos olhos, abrasões nas pálpebras e infecções. As abrasões na córnea são as lesões oculares mais comuns em crianças. Elas ocorrem quando algo raspa a porção frontal do olho, danificando a córnea – a camada transparente que protege o olho.
Se está em busca de ajuda profissional, não deixe para depois! Agende, através de nosso site, uma consulta com a Atend Já!