Tenho visto muitas empresas, algumas até grandes, perderem oportunidades de negócios por falharem na hora de criar sua comunicação. Seja a partir do proprietário ou de sua agência de publicidade que, na maioria das vezes, se preocupa tanto na criatividade da peça que se esquece de “vender o produto”, o erro está na correta definição do real benefício para seu potencial cliente.
Você pode planejar o quanto quiser, usar mapas mentais ou projetos, mas para fazer o seu plano funcionar deve encarar as coisas do ponto de vista das pessoas a quem está se dirigindo. Você deve ver a sua própria empresa e seus próprios objetivos a partir da perspectiva dessas pessoas. É a partir daí que deve ser planejada qualquer comunicação.
Para não correr o risco de “vender gelo para esquimó”, ao criar um anúncio, um panfleto ou qualquer comunicação, você deve responder a estas 5 perguntas:
1. A quem está tentando influenciar?
2. O quê está vendendo?
3. Por que seu possível comprador deveria comprá-lo?
4. Onde você vai encontrar o seu possível comprador?
5. Quando você deve falar com ele?
Parece tudo muito óbvio, mas surpreendentemente pouquíssimas pessoas o fazem.
Se o seu anúncio responde bem a pelo menos 3 destas 5 perguntas, certamente irá vender muito mais.
Defina bem o QUEM, antes de qualquer coisa. Se coloque no lugar dele para depois identificar qual o real benefício o seu produto ou serviço traz para o mesmo.
Crie frases de impacto que chamem a atenção do potencial comprador, focando sempre no benefício que o produto/serviço traz e não no produto em si.
As pessoas se inclinarão mais a comprar uma máquina de lavar roupa que economiza 20% mais água do que em outra que tem um design ou uma cor mais moderna.
Depois, quando estas questões estiverem respondidas, aí sim você vai usar a criatividade para fazer o seu anúncio, focando mais em frases que chamam a atenção e que contenham estas respostas. O layout, embora deva ser bonito e atraente, não é o mais importante a ponto de ofuscar a mensagem principal.
Espero que estas dicas sejam úteis em suas próximas comunicações.
Boas vendas!
RAFAEL GRIZZO
CEO ATEND JÁ FRANCHISING