Porque realizar o check-up periódico é tão importante?

Visitar o seu médico regularmente e realizar exames periodicamente ajudam a evitar o surgimento de doenças, aumentando também as chances de cura ou controle.
A regularidade e periodicidade dos exames dependerão da sua idade, estilo de vida (o que você come, se pratica atividade física), a presença de doenças crônicas prévias e a presença de doenças na família.

Realizar avaliações periódicas também auxilia o médico na construção do vínculo médico-paciente, assim ele conhecerá mais profundamente seu estilo de vida, local de moradia, estado psicológico, hábitos e vícios, facilitando-se assim a elaboração de diagnósticos mais precisos, uma vez que têm maior conhecimento sobre todos os fatores que possam influenciar o surgimento das doenças (ambientais, sociais, laborais).

Qual a frequência que eu devo fazer um check-up?
Não existe uma regra única estabelecida, dependerá muito da avaliação do seu médico que estabelecerá a frequência necessária, mas em geral indivíduos a partir dos 20-30 anos que possuem algum fator de risco para desenvolvimento de doenças (obesidade, historia familiar de doenças, tabagismo, hábitos alimentares não saudáveis), devem realizar consulta e exames gerais a cada 2 ou 3 anos, podendo este prazo ser menor dependendo dos resultados dos exames.
Pessoas acima dos 50 anos, ou que tenham alguma doença como hipertensão arterial sistêmica, diabetes, hipotireoidismo, obesidade, devem no mínimo realizar exames anualmente. Em alguns casos a cada 6 meses.

Entenda para que servem alguns dos exames mais solicitados
Na prática médica os exames devem ser interpretados conjuntamente com os sinais e sintomas do paciente, servindo como complemento ao exame clínico, auxiliando na detecção de doenças e no controle delas.

Hemograma
De maneira geral este exame ajuda a determinar a presença de anemia.
Também no hemograma a avaliação dos leucócitos, em conjunto com os sintomas  é possível suspeitar a presença de alguma infecção, ou algum distúrbio da imunidade.

Creatinina
Em conjunto com a presença de sinais e sintomas clínicos, avalia a função renal

Glicemia de jejum
Utilizado para a avaliar a presença de distúrbios da glicose, o mais importante deles o diabetes.

Lipidograma
Mede os níveis de colesterol total, triglicerídeos, ldl (colesterol ruim) e hdl (colesterol bom), são utilizados para indicar o inicio e controle do tratamento para a prevenção da arteriosclerose.

Outros exames podem ser solicitados em determinados tipos de pacientes, a depender da indicação do médico, como:

TSH e T4 livre
Utilizado para avaliação e detecção de distúrbios da tireoide

Acido úrico
Utilizado para medir os níveis de acido úrico, solicitado em pacientes com alto risco cardiovascular, ou que já tiveram crise de gota

TGO e TGP
Resumidamente, avalia a presença de alteração na função do fígado

Hemoglobina glicosilada
Solicitado para controle do tratamento do diabetes, e como diagnóstico quando em pacientes com fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes.

Pesquisa de sangue oculto nas fezes
Geralmente solicitado a partir dos 50 anos de idade, utilizado como forma de rastreio de câncer no intestino, a depender dos fatores de risco do paciente podem ser solicitados inicialmente outros exames mais detalhados, como colonoscopia ou retossigmoidoscopia periodicamente.

Eletrocardiograma
Exame que a avalia a presença de arritmias, distúrbios na condução elétrica no coração, e presença de alterações desencadeadas por doenças como hipertensão, infarto prévio. Pode ser solicitado caso o seu médico julgue necessário.

Procure o seu médico regularmente, só ele poderá determinar a frequência e quais exames deverão ser solicitados, além de através da anamnese e exame físico detectar a presença de doenças em seu estágio inicial.

Referência bibliográfica (fonte)
Summary of recommendations for clinical preventive services. American Academy of family physicians, 2017
The adult well male examination. American Family Physicians, 2012
Health maintenance in women. American Family Physicians, 2013

Atend Já