Após o outubro rosa, chegou a vez dos homens se preocuparem com a saúde, novembro foi adotado internacionalmente como o mês de conscientização sobre o câncer de próstata pois o dia 17/11 é o dia mundial de combate ao câncer de próstata.

Você sabe o que é o câncer de prostata?

O câncer de próstata ocorre devido a multiplicação desordenada das células. No Brasil o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum nos homens, perdendo apenas contra o câncer de pele não melanoma.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Na fase inicial o câncer de próstata, em sua maioria, não apresenta sintomas e quando aparecem cerca de 95% dos casos já se encontram em fase avançada, dificultando as chances de cura. Os sintomas principais na fase avançada são:

  • Dor óssea

  • Dor ao urinar

  • Vontade de urinar com frequência

  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen

Quando realizar os exames para prevenção do câncer de próstata?

O câncer de próstata quando diagnosticado precocemente, pode ser curado mais facilmente, para isso a sociedade brasileira de urologia recomenda que todos os homens com idade acima de 50 anos devem procurar o urologista para discutir sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Alguns homens que possuem os seguintes fatores de risco devem realizar avaliação com urologista a partir dos 45 anos:

  • Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio

  • Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer

  • Obesidade

*Alguns outros exames poderão ser solicitados pelo seu médico, conforme o resultados dos exames iniciais, como o ultrassom e a biópsia da próstata.

Portanto, neste mês de novembro lembre-se também de cuidar de sua saúde, procure seu médico urologista.

Atend Já